segunda-feira, 8 de janeiro de 2018



O pai é a primeira e a principal figura de autoridade que nos deparamos na vida, através do relacionamento com ele estabelecemos os principais conceitos e fundamentos em relação a nossa maneira de ver e nos relacionar com outras figuras de autoridade. Transferimos de forma inconsciente esses padrões criados e nos relacionamos com as próximas figuras de autoridade à partir deles, e afetando todas as áreas das nossas vidas. O modelo de autoridade paterno é responsável em relação aos filhos pelos elementos que fundamentam a capacidade de liderança: direção, limites e segurança.
O relacionamento com o nosso pai é uma preparação para um relacionamento livre com a paternidade divina. Deus é a maior figura de autoridade que existe e todos esses padrões são transferidos para o nosso relacionamento com Ele. O resultado disso é que criamos nosso Deus a imagem e semelhança dos erros do nosso pai, o que causa um prejuízo enorme em nossa intimidade com Ele e sua paternidade.

Por isso vamos ver alguns erros cometidos pelo pai que afetam diretamente nossa maneira de ver a Deus e nos relacionar com Ele:

1- Pai que não estabeleceu limites - A falta de limites por parte do pai nos deixa com problemas para lidar com figuras de autoridade e nos prepara para sermos transgressores, tendo dificuldade para obedecer leis e regras.

2 - Pai severo - Conviver com um pai severo demais nos faz ver a Deus como um Senhor severo pronto para nos castigar quando falhamos. O principal resultado será confundir correção com rejeição, pessoas que foram tratadas de forma severa em seus erros tem verdadeiro pavor quando erram, pois associam o erro a maus tratos e rejeição. São pessoas que não sabem lidar com a correção de Deus como um Pai amoroso e acreditam que Deus só é capaz de ama-las se fizerem tudo certo.

3 - Pai que não conversa - Conviver com um pai que não conversa em casa nos leva a ver a Deus como um Deus distante e que não se importa com nossa vida. O principal resultado disso será uma dificuldade enorme de orar porque não acreditamos que Ele está ouvindo e um bloqueio para ouvi-lo falando conosco.

4 - Pai que promete e não cumpre - Conviver com um pai que prometia e não cumpria nos faz ver a Deus como um Deus que não é confiável e que não cumpre suas promessas. O principal resultado disso será uma dificuldade muito grande de confiar nEle e esperar o seu tempo para o cumprimento de suas promessas.

5 - Pai que não foi provedor - Conviver com um pai que não foi provedor nos faz ver a Deus como um Deus que não será provedor em nossa vida. O principal resultado disso é que colocaremos toda nossa confiança na força do nosso trabalho, nos tornando extremamente ativista e muitas vezes viciados em trabalho.

6 - Pai que abandonou - Ter passado por uma história de abandono do pai nos faz ver a Deus como um Deus que também abandona seus filhos. O principal resultado disso é que vamos viver uma insegurança constante em nosso relacionamento com Ele como se a qualquer momento ou logo depois de um erro Ele fosse sair da nossa vida e nos abandonar.

7 - Pai ausente - Passar por uma história em que o pai foi ausente principalmente por causa do trabalho nos faz ver a Deus como um Deus ocupado demais e envolvido em causas mais importantes do que nossos problemas pessoais. A principal consequência disso será uma visão de que para Deus não temos valor e que não devemos incomodá-lo com nossos problemas.

8 - Pai que não deu direção - Conviver com um pai que se omitiu em nos dar direção para nossa vida nos faz ver a Deus como um Deus que também não nos dará direção. A principal consequência disso será uma confusão em relação a vocação e o propósito da nossa vida.

9 - Pai crítico - Conviver com um pai crítico nos faz ver a Deus como um Deus que não se contenta com nada que fazemos. A principal consequência disso será uma relação com Deus baseada em perfeccionismo e teremos um sentimento constante de sermos inadequados, e por mais que nos esforcemos nunca seremos bons o suficiente para agradá-lo. Tornando o evangelho um fardo extremamente pesado.

10- Pai fraco - Conviver com um pai fraco diante da vida nos faz ver a Deus como um Deus pequeno demais diante dos problemas que vivemos. A principal consequência disso será um sentimento de desespero diante desses problemas tornando-os grandes demais diante de um Deus fraco que não pode fazer nada. Por isso nos tornamos pessimistas e ansiosos.


Esses erros transferidos pra Deus nos afetam diretamente em nossa capacidade de confiar nEle e consequentemente em nossa vida de oração . Por isso diante desse entendimento, antes de se cobrar mais tempo de intimidade com Deus, procure lidar com as barreiras que os erros do seu pai levantaram entre você e Ele. A principal forma de derrubar essas barreiras é perdoando seu pai de todo mal que ele lhe causou e ficar livre para poder construir um relacionamento com Deus Pai de forma correta e profunda. Acredite você consegue, siga na direção certa. Deus tem um caminho para restaurar a sua paternidade.
"Não importa o que fizeram com você, o que importa é o que você está fazendo com aquilo que fizeram com você". VIVA UMA PATERNIDADE SAUDÁVEL!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem Vindos ao meu espaço "Palavras de Vida".
Volte Sempre,deixe seu comentário.Deus te Abençõe.