terça-feira, 9 de janeiro de 2018

Erros dos nossos pais que normalmente repetimos.



Você já se viu repetindo os erros dos seus pais? E até mesmo aqueles que você não gosta, que chega a odiar, mas, quando se dá conta, diante das situações está reagindo do mesmo jeito que eles. Tratando os seus filhos como foram tratados. Muitas vezes nos assustamos com tamanha capacidade de reproduzir . E muitas pessoas estão vivendo esse legado e nem percebe, continuam repetindo os mesmos erros dos seus pais. A pergunta é: Que legado você tem deixado para os seus filhos? Que legado estará deixando para as suas gerações futuras?

Na Bíblia nos ensina que devemos ser resgatados do fútil procedimento legado pelos nossos pais.
"Sabendo que não foi mediante coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados do vosso fútil procedimento que vossos pais vos legaram." (1Pe 1:18)
Esse texto nos mostra que existe uma maneira errada de proceder que aprendemos no convívio com nossos pais. Normalmente são as áreas que funcionamos no automático, nossas reações impensadas diante dos conflitos. Vamos falar de alguns erros que a maioria das pessoas repete de seus pais, acredito que vai te ajudar a entender muitas coisas que acontecem com você.

Xingamentos - temos a tendência de xingar pessoas e situações da mesma maneira que fomos xingados ou que vimos nossos pais xingando.
Críticas - quando crescemos num ambiente de críticas aprendemos a criticar. Da mesma maneira que nos criticaram temos a tendência de criticar as pessoas que estão perto de nós.
Pessimismo - Toda criança é naturalmente otimista, mas, o convívio com pais pessimistas vai nos roubando dia após dia essa característica transformando nossa visão em relação a vida em algo negativo e ruim, nos tornando adultos pessimistas.
Agressividade - Se nossos pais foram agressivos e violentos na maneira de nos tratar e na maneira de nos disciplinar, temos a tendência de resolver nossos problemas principalmente de relacionamento sendo agressivos e em alguns momentos até violentos.
Vícios - Conviver com pais viciados nos prepara psicologicamente pra interagir com os objetos do vício como algo natural, gerando uma predisposição para nos tornarmos viciados também, muitas vezes não somos viciados nas mesmas coisas que nossos pais, mas, desenvolvemos o comportamento viciado que pode ser transferido pra outras coisas, como por exemplo o trabalho, pornografia, e etc.
Nervosismo - Se nossos pais foram pessoas constantemente irritadas e impacientes principalmente nos momentos que estavam interagindo com os filhos, temos a tendência de absorver esse nervosismo e descarrega-lo nas pessoas mais próximas.
Ansiedade - Conviver com pais ansiosos, que ficaram o tempo todo preocupados e tensos nos faz construir uma visão de que a vida é uma eterna tensão onde nunca podemos descansar e ter paz.
Tristeza - Conviver com pais que transmitiam insatisfação em tudo o faziam e que estavam carregados de tristeza, nos faz interiorizar uma tristeza que terá como consequência um sentimento de insatisfação crônica em relação a vida, o que em muitos casos é a origem de uma depressão.
Dificuldade de perdoar - Conviver com pais amargurados e rancorosos, nos impede de ver o perdão como uma opção de resolver conflitos de relacionamento. Como consequência teremos uma enorme dificuldade de perdoar.
Inferioridade - Embora existam outros fatores para a inferioridade, um forte motivo de ficarmos presos nesse sentimento é o convívio com pais que não acreditavam em si mesmos e não acreditavam no seu valor como pessoas, isso nos levará a construir conceitos errados em relação a nosso valor ficando tendenciosos a nos comparar e nos inferiorizar constantemente.
Culpa - Se nossos pais eram pessoas que não assumiam a responsabilidade pelo que sentiam e faziam e nos culpavam das coisas ruins que aconteciam crescemos com dois problemas, o primeiro será um sentimento de culpa constante mesmo quando não tem motivos. E o segundo é que também estaremos sempre a procura de culpados pelo que sentimos e fazemos.
Cobrança - Conviver com pais que cobravam de nós de forma excessiva faz com que nos tornemos adultos intolerantes e extremamente exigentes com a gente mesmo e com os outros.
Medo - Os pais são as principais fontes de segurança de uma criança. Quando nossos pais são cheios de medo em relação a vida nosso senso de segurança fica prejudicado e nos faz crescer cheios de medo o que muitas vezes nos paralisa diante dos desafios da vida.
Perfeccionismo – Perfeccionismo é basicamente o resultado da falta de afirmação com o excesso de cobrança e críticas. Se nossos pais eram pessoas que não elogiavam, mas cobravam e criticavam excessivamente crescemos aprisionados pelo perfeccionismo.
Vergonha – Se nossos pais nos envergonhavam na frente dos outros, ou nos fizeram sentir vergonha do que sentíamos, fazíamos ou falávamos, crescemos com o conceito de que somos inadequados e passamos a ter vergonha não mais do que fazemos mais de quem somos, como se houvesse alguma coisa muito errada em nós e que não podemos fazer nada pra mudar, podendo se tornar uma timidez paralisante.
➤A primeira coisa que temos que fazer para ficarmos livres desses procedimentos errados é conseguir "identifica-los". Por isso faça uma lista daquilo que você repete dos erros dos seus pais, se arrependa, confesse. Inicie as mudanças das suas atitudes reprogramando a sua mente com as verdades da Palavra.
 Renove a sua mente- Rm 12:2. Transforme seus pensamentos para mudar as suas atitudes e ter resultados.

Destruindo os conselhos, e toda a altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo o entendimento à obediência de Cristo;
2 Coríntios 10:5

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem Vindos ao meu espaço "Palavras de Vida".
Volte Sempre,deixe seu comentário.Deus te Abençõe.