sexta-feira, 29 de dezembro de 2017

CICLO DA REJEIÇÃO


Uma das feridas emocionais mais profundas é a rejeição, porque quem sofre com ela se sente rejeitado internamente, interpretando tudo o que acontece ao seu redor através do filtro da sua ferida, se sentindo rejeitado em situações em que, na verdade não é.
Sempre que estamos lidando com traumas, percebemos um alinha de ação baseada em golpes repetitivos. Um episódio de rejeição após o outro na mesma área, como que em ataques calculados. Alguns, desde cedo, foram discriminados racionalmente; outros atacados na sua identidade sexual, outros no aspecto da sua aparência física, etc. Muitos complexos nascem de frustrações e rejeições nessas áreas não correspondidas.

O Ciclo da depreciação pessoal
Na tentativa de atender as exigências do mundo, acabamos frustrados em complexados por não conseguir corresponder com sucesso . Isso apenas agrava o sentimento de carência afetiva e de rejeição, fechando um ciclo que impõe um processo de desvalorização pessoal. Cargas de rejeição influenciam , cada vez mais a pessoa a se relacionar com mecanismo de defesa, que se baseia na auto proteção. Construindo muralhas na nossa personalidade que nos isolam dos valores e padrões saudáveis para o relacionamento.Como, valores de transparência, humildade e sinceridade, projetando um aparência de aceitação cobiçada, por diferentes estratégias de manipulação..
Esse ciclo impõe um efeito parafuso. quanto mais giramos nele, mais aprofundamos nosso déficit emocional. Ou seja, quanto mais acreditamos na rejeição cobiçando a aceitação, tanto maior é a carência afetiva, que define o grau da distorção e desequilíbrio emocional da nossa personalidade.

Esse ciclo de valor pessoal afeta profundamente a nossa identidade, destruindo a  nossa segurança. A personalidade vai sendo bloqueada, tornando-se uma muralha de medo e auto-proteção. 
A estrutura espiritual fica totalmente abalada. Esse processo de carências, abusos e rejeições começa desde de cedo nas nossa vida, e vai embotando nossa personalidade, e ao mesmo tempo nos distanciando de Deus e da verdade.

Dor emocional é o agente principal, o combustível emocional que nos induz a esse processo cíclico de autodepreciação. A dor da rejeição é pior tipo de dor, é muito mais penetrante que a dor física. 
O sentimento de rejeição, a humilhação, a vergonha, e o sentimento da insuficiência podem facilmente descontrolar as reações humanas, comprometendo a formação caráter  , prendendo o comportamento em cadeias ativas ou passivas de rebelião.
A dor emocional é o mais alto nível de tentação que pode nos abordar, induzindo-nos impiedosamente a reações pecaminosas que se transformam nas principais fortalezas espirituais  que  prendem a alma e contaminam o espírito.

 Mecanismos de defesa- Carcereiros da personalidade. A psicologia ensina que as cargas de rejeição acionam mecanismos de defesa que encarceram a nossa personalidade. Esses, mecanismos de defesa são estruturas que se baseiam no medo de ser rejeitado e no orgulho ferido. E cada um desses mecanismos de defesa são reações pecaminosas que bloqueiam o desenvolvimento da nossa personalidade. Eles sempre são acionado em detrimento da transparência, do perdão e da verdade. São estratégias de fuga e luta em relação as cargas de rejeição.
Vamos analisar alguns desses alguns desses mecanismos:
Agressão: A pessoa quando é rejeitada reage rejeitando. Esta é a opção violenta de se proteger. Leva a barreiras na área de rebelião.
♦ Fuga e introvertimento: A pessoa reage crendo na rejeição que lhe foi oferecida. Apoia-se no medo de ser novamente ferida e na auto piedade. Leva a barreiras na área de auto rejeição.
♦ Receber ou tomar dos outros o que necessitamos: A pessoa “controla” suas reações de maneira a conseguir a aceitação desejada. A pessoa reage tirando proveito da situação. Leva à uma personalidade manipuladora.
Muitos problemas de relacionamentos e grandes barreiras são construídos a partir desse mecanismo, que se baseia numa ferida não resolvida com alguém que representou um modelo de autoridade a nós. A rejeição nos transforma na pessoa que mais odiamos. 
Aplicação para sua vida:  Ao diagnosticar as falhas da personalidade em você, escolha as atitudes de mudanças."A principal chave da mudança está em nossas mãos'Só há uma maneira de lidar com a entranhável dor da rejeição: levá- la para cruz, renunciá-la através de uma disposição inegociável de perdoar. "O poder da cura está no perdão".
Certamente ele tomou sobre si as nossas enfermidades e sobre si levou as nossas doenças, contudo nós o consideramos castigado por Deus, por ele atingido e afligido.

Mas ele foi transpassado por causa das nossas transgressões, foi esmagado por causa de nossas iniquidades; o castigo que nos trouxe paz estava sobre ele, e pelas suas feridas fomos curados. 

Isaías 53:4.5
Simone Pires
Fonte: Dinâmica da Personalidade- Pr. Coty
Paredes do Coração- Dr. Bruce Thompson

Veja também: Lidando com a Rejeição


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem Vindos ao meu espaço "Palavras de Vida".
Volte Sempre,deixe seu comentário.Deus te Abençõe.