quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

O VERDADEIRO "EU"


Todo ser humano tem necessidades básicas criadas por Deus e que são essenciais ao desenvolvimento, como, o amor, aceitação, segurança, respeito, valor próprio.
Durante todo processo de crescimento, a criança recebe informações sobre si mesma, sobre Deus e de outras pessoas, bem como os seus relacionamentos com elas.Essas informações são dadas de forma direta, ou captadas intuitivamente.As crianças recebe impressões diretamente através de palavras e ações, mas também pelo que se deixa de dizer ou fazer.Geralmente é a soma de vários fatores. Estão sempre revelando mensagens, num processo lento, mas constante e bastante consciente.
Aquele que recebe mensagens negativas chega a seguinte conclusão: "Não sou aceito e nem amado do modo que eu sou, e então, passa a buscar aceitação de ser amado se tornando diferente. Ela nem se dá conta do que está se passando, não há uma reflexão que não está sendo satisfeita nas suas necessidades básicas.E é assim, que o adolescente começa a longa e tortuosa caminhada para tornar-se outra pessoa.
A tragédia disso tudo é que a individualidade daquela pessoa, a personalidade por Deus projetada para ela não tem oportunidade de desenvolver-se, seus talentos próprios não desenvolvidos, e são desviadas para criar uma imagem falsa e idealizada da pessoa. O seu verdadeiro "eu" é sufocado e rejeitado, e no lugar dele aparece um falso "eu".
E o processo de autodestruição, e não é detido quando a pessoa se converte. O perdão, a amorosa aceitação de Deus e a sua graça penetra apenas nas camadas mais externas deste "eu" irreal imprimindo um novo sentido de sinceridade. 
E quando a distorção da personalidade é mais grave e as emoções sofreram traumas fortes, é necessário haver uma cura mais profunda. Pois muitas vezes aquele falso eu passa também para a vida espiritual, e se ajusta as novas experiências religiosas.
E ainda, estendemos esse tipo de raciocínio até Deus, que é a perfeição absoluta, que exige perfeição e a quem só podemos mostrar nosso lado bom, só podemos deixar que Deus veja o nosso falso "eu", e nunca o nosso verdadeiro "eu". É assim, que se encontra no falso "eu" um perfeccionista que adquiriu uma imagem negativa a até de autodesprezo.
O mal disso, é o que o que o nosso verdadeiro "eu" fica emocionalmente preso algum dos níveis da infância, e é por isso que a nossa personalidade as vezes produz atitudes tão infantis. Ficamos parados em algum lugar, num ponto do passado, nunca crescemos realmente.
E com o corpo de um adulto, mas espiritual e emocionalmente vivemos com imaturos.
Não precisamos ter medo de enfrentar o pior, e o que há de mais terrível e doloroso em nós. Não podemos ter medo de expressar os nossos sentimentos de tristeza, dor, magoa, de solidão, dificuldades até mesmo de depressão.
A vida de Jesus é um exemplo de sinceridade no seu "eu" e expressão de sentimentos. O falso "eu" é uma ilusão da nossa imaginação, uma imagem enganosa, um ídolo.
Em Jesus, podemos ser nós mesmos, sem necessidades de compararmos com os outros. Ele quer nos curar, e nos transformar, para que o verdadeiro "eu" possa desenvolver, e então cheguemos a ser como Ele deseja que sejamos.
Quando você parar de esperdiçar suas energias espirituais  nesse esforço de manter este falso "eu" e começar a usá-los em cooperação com o Espírito Santo para o seu verdadeiro crescimento, verá que estará livre em Cristo Jesus.
Você está acima da aprovação ou desaprovação dos outros, livre da terrível sensação de condenação da lacuna existente entre o que deseja ser e o que realmente é.
Faça essa pergunta pra você mesmo, qual o meu verdadeiro eu ? Peça para o Espírito Santo te ajudar a se enxergar verdadeiramente, e preste atenção nas suas direções, para  que o seu processo aconteça levemente. Reflita na sua história e  ore, cancelando a voz do inimigo e a voz do seu coração, para ouvir somente a voz de Deus. Permita o encontro do seu "eu" e viva o que Deus te criou para ser. Você irá se surpreender com a transformação. Não desista, lembre-se sempre que  é um processo contínuo, até tudo ser claro.
Seja livre!


Por que você está assim tão triste, ó minha alma? Por que está assim tão perturbada dentro de mim? Ponha a sua esperança em Deus!...


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem Vindos ao meu espaço "Palavras de Vida".
Volte Sempre,deixe seu comentário.Deus te Abençõe.