segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

LIDANDO COM AS CARÊNCIAS


O nosso maior inimigo é a carência. Um problema atual que tem assolado a humanidade, e que pouco se fala nesse assunto, e muitas pessoas sofrem  desse mal, até mesmo cristãos. 
Tem o poder terrível de determinar as piores escolhas e decisões em nossas vidas, de controlar e  escravizar  a vida de muitas pessoas.
Tem uma capacidade destrutiva de se disfarçar com aquilo que nós pensamos ser bom. Por conta das carências as pessoas abandonam casamentos, filhos, ministérios e até mesmo destroem a própria vida.
Achamos que sentimentos como amor, afeto, solidão precisam ser supridos por esposo, amigos, namorados, filhos. Mas, na verdade a carência não é um sentimento  a ser suprido, a carência é uma doença na alma que precisa ser curada. É como um câncer na alma, que surge sutilmente e se alastra consumindo as poucos.
Muitas pessoas vivem como se nada precisasse ser feito, assim como tantas outras doenças que existem na alma. E não recebem em Deus a cura  para  a vida  pelo simples fato de não ter noção do quanto estão doentes.  Priorizam tudo na vida , menos o que elas precisam ter.
Podemos ver pessoas na tentativa de suprir as suas carências  que dão início a relacionamentos, casamentos, abrem igrejas, participam da vários ministérios,gravam dvds, dão inícios a tantos projetos, e buscam status e títulos, tudo na tentativa de suprirem suas carências de amor, afirmação e elogios.
Se existe algo que impede a maioria dos cristãos a experimentarem santidade, pureza, plenitude, são as suas carências, pois o carente sempre se coloca como vítima de tudo na vida, e por isso nunca é responsável por nada que acontece de errado com ele. A culpa é sempre do outro.
O carente é um doente que exige ser amado a qualquer custo. Quando um carente se aproxima das pessoas, esse relacionamento nunca é leve  ou tranquilo. Existe sempre certa tensão e cobrança.
A carência é uma ferida emocional que muitos carregam. Seria como uma fome incontrolável a ser saciada. Ás vezes  é fome de afeto, de amor, mas também pode ser fome de atenção, com o desejo de estar sempre no centro das relações, sendo valorizado, cuidado, tratado de forma especial e muitas vezes o carente usará de todas as formas  para conseguir isso.
Outra característica do carente é que ele é extremamente exigente, e muitas vezes inconsciente. Uma expectativa de que os outros o supram de alguma maneira. E muitas vezes usam da manipulação para conseguirem a atenção  e o que quer, mesmo  que de forma disfarçada.Não aceita que o outro diga "não" e que tenha amizades . O carente com o tempo acaba afastando as pessoas dele mesmo, as pessoas não suportam por muito tempo esse jogo que vivem.
O carente acaba ficando na solidão, e se isolando de si mesmo, das pessoas e de Deus. E o sentimento de solidão é uma arma terrível para o diabo destruir as nossas vidas.
Por trás de toda essa carência, existe abandono, frustração com os pais e consigo mesmo. Resumindo o carente é um acriança que não recebeu afeto, que sente abandonada com a ilusão que alguém será a resposta para tudo o que ela acha que precisa ter.
Ela sempre vai estar dizendo para si mesmo que alguém lhe deve algo. E vai estar sempre cobrando de alguém essa divida. Será sempre um mendigo emocional e espiritual que não tem nada para dar.
O carente precisa entender é que toda carência não tem que ser suprida. Toda atenção, cuidado, amor, afirmação, elogio, sentimento de pertencer não precisa e nunca será suprida por ninguém, toda esta carência precisa ser curada em Deus. 

Uma história que retrata bem as carências é  a da mulher samaritana do poço, em João 4:5-30, encontramos nessa passagem todos os elementos de uma pessoa carente. E os fatos mostram o quão carente era essa mulher. a primeira coisa que vemos é o fato dela buscar no poço a satisfação para sua sede. Sua sede representa as suas carências, e o poço  representa o lugar onde ela tenta supri-las.E a sua crise relacional entre Judeus e Samaritanos, seus vários amantes, confusão religiosa. Nenhum homem foi capaz de satisfazer suas carências, e por conta de suas carências ela sempre fazia escolhas erradas.
Todas as vezes que tentar buscar suprir suas carências com atenção, relacionamentos, sexos, vícios, e tantas outras coisas, sua sede aumenta. "Quem beber dessa água tornará a ter sede." disse Jesus.
E com as Palavras de Jesus que são água e vida, ela foi curada. Ela compreendeu os seus erros, reconhecendo-os, e aceitou o amor de Jesus. 
A mulher samaritana deixou suas carências para traz.
O texto sagrado diz que ela deixou seu balde.O balde representa o objeto que ela usava para suprir suas carências. Sempre buscamos um objeto para disfarçar e manipular nossas carências.

Não importa o que nos aconteceu, abandono, traição, traumas temos que crer e permitir que o amor de Deus nos cura de toda ferida. Temos que para de achar respostas em outras pessoas e de responsabilizá- las pelo nosso passado. Devemos pegar esta criança ferida, abandona e solitária e jogar dentro da água da vida que é o amor de Jesus.
Somente Jesus pode nos dar o colo, nos curar do medo, da solidão, do abandono, a falta de amor dos pais, das frustrações, carências e das necessidades básicas. Só Ele pode nos dar o amor que precisamos, a tenção e carinho que tantos pedimos.

"Medo, solidão, falta do amor dos pais, frustrações, carências, e necessidades, o quanto disto ainda domina a sua vida?

Por onde começar?  Enxergando a si mesmo, aceitando a confrontação da verdade, e deixar  a luz  entrar no fundo seu poço, e com coragem deixar o Espírito Santo te ajudar nesse processo. Um desafio que deve ser vencido a cada dia. Você irá amar a Deus, se amar e compartilhar amor com liberdade, e nunca mais terá sede.

Jesus disse: " Se conheceres o dom de Deus (o amor) e quem fala contigo, tu me pedirias, e eu te daria da água da vida." João 4:10



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem Vindos ao meu espaço "Palavras de Vida".
Volte Sempre,deixe seu comentário.Deus te Abençõe.