quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Passo a Passo





Somos seres imediatistas, vivemos em uma geração acelerada demais, buscamos muitas coisas, e para ontem, queremos ver o fim mesmo antes de começar.Atropelamos a nós mesmo.Como diz o velho ditado, colocamos as carroças a frente dos boi.Com isso rodamos pra cá e pra lá, e não saímos do lugar, ficamos estacionados, sem nada acontecer, ou sem conseguir chegar ao fim e ver o resultado final.
Mas só vamos aprender a conquistar algo quando os  passos for um de cada vez 
 Assim como uma criança quando está aprendendo a dar os primeiros passinhos, é aos poucos, e vão ficando firmes e constantes.É o momento da independência, que faz parte do crescimento. E cada um tem o seu tempo, uns mais cedo, outros um pouco mais tarde.É assim que vamos vencer os desafios do caminho, como o medo, os obstáculos, as quedas...
Para isso acontecer precisamos dar o primeiro passo, descobrir que podemos andar ao invés de gatinhar. 
 O gatinhar faz parte da preparação para o andar, não é para sempre.Sem ficar aguardando momentos certos para seguir em frente, ou desistir no caminho.Confiar que a cada passo Deus estará a frente como a mãe que com os braços abertos vai seguindo o seu filho até que os seus passos estejam firmes e não caia mais.Deus é a minha e a sua segurança no caminhar.
Deus vai abrindo os caminhos a medida que vamos dando cada passo. Ele não envia ajuda antes do necessário não retira os obstáculos antes de chegarmos até eles..Mas quando chegarmos ao extremo da necessidade, então, ali, está as mãos de Deus estendidas para nos ajudar.
Os riscos pelos caminhos são muitos, estão por toda a parte, ventos , tempestades acidentes, doenças,morte..., mas é preciso começar a andar.
"Lança o teu pão sobre as águas, porque depois de muitos dias acharás..."dê os primeiros passos, mesmo não sabendo a onde vai chegar.Caminhando chegará longe.
"Quem observa o vento nunca semeará..." quem fica olhando as adversidades nunca semeará e nunca colherá.
Não deixe de fazer o que é bom no tempo oportuno ( Eclesiastes 11:1-6)
"Imagine se um agricultor deixasse de plantar porque suspeita que não vai chover?Ele semeia mesmo sabendo que nem todas as sementes podem sobreviver.Ele sabe que quanto mais semear, maior será a possibilidade da colheita"
Temos que aproveitar as possibilidades que estão diante de nós, confiando em Deus, pois não sabemos quais são as suas obras, é o Senhor que faz todas as coisas.Não te deixará só, está convosco todos os dias, em todos os momentos, em cada passo, em todo o caminho trilhado."Operando Deus quem impedirá?


Deus os abençõe!
                                                                                                                                           Simone Pires

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

GÊNESIS E APOCALIPSE





Os 66 livros da Bíblia são uma história só.Apocalipse é o desfecho da história que começou em Gênesis.É o final feliz daqueles que permanecerem fiéis á palavra de Deus.


Gênesis diz: "No princípio criou Deus os céus e a terra" 1:1
Apocalipse diz: "Vi um novo céu e uma nova terra" 21:1


Gênesis diz: "Ao ajuntamento das águas chamou mares" 1:10
Apocalipse diz: É o mar não existe" 21:1


Gênesis diz:"ás trevas chamou noite" 1:5
Apocalipse diz: "lá não haverá noite" 21:25


Gênesis diz: "Deus fez os dois grandes luminares ( sol e lua)" 1:16
Apocalipse diz: "a cidade não precisa nem de sol, nem da lua, pois a glória de Deus a ilumina" 21:23


Gênesis diz: "multiplicarei grandemente a tua dor" 3:16
Apocalipse diz: "não haverá sofrimentos" 21:4


Gênesis diz: "maldita é a terra por tua causa" 3:16
Apocalipse diz: "ali nunca mais haverá maldição" 22:3


Gênesis diz: " a serpente me enganou" 3:13
Apocalipse diz: "o diabo que os enganava foi lançado no lago de fogo e enxofre para todo o sempre" 20:10


Gênesis diz: "e havendo lançado ora o homem, pos  querubins para guardar o caminho da árvore da vida, dando o seu fruto de mês em mês, e as folhas são saúde para as nações" 22:2


Gênesis diz: "e escondeu- se Adão e sua mulher da presença do Senhor Deus" 3:8
Apocalipse diz: "e verão o seu rosto continuamente" 22:4



"Ora vem, Senhor Jesus" Ap 22:20

A Arte de Calar



Existem inúmeros textos sobre a arte de falar em público, e muitos são os que desejam aprimorar-se na arte e falar.No entanto, há uma outra virtude tão ou mais importante, que é a arte de ficar calado na hora certa.O sábio rei Salomão, há quase três mil anos atrás, já havia descoberto esse princípio:"TUDO tem o seu tempo determinado,e há tempo para todo o propósito debaixo do céu...Há tempo de estar calado, e tempo de falar..." ( Ec 31-7).
Que busquemos em Deus discernimento necessário para aprendermos a tão difícil arte de calar.


Calar sobre a sua própria pessoa, é humildade- Pv 27:2
Calar sobre os defeitos dos outros, é benignidade- Tg 4:11

Calar, quando a gente está sofrendo, é heroísmo- Lm 3:26
Calar diante do sofrimento alheio, é covardia- Rm 12:15

Calar diante da injustiça, é fraqueza- 1Co 13:16
Calar diante do mistério que não entendemos, é submissão- Dt 29:29  

Calar, quando o outro está falando é delicadeza- Tg 1:19
Calar, quando o outro espera uma palavra, é omissão- Tg 4:17

Calar, quando não há necessidade de falar, é prudência- Pv 10:19
Calar, quando Deus não fala, é oração- Hb 3:15

"Coloca ,Senhor, uma guarda à minha boca; vigia a porta dos meus lábios." 
Salmo 141:3

AS PALAVRAS MAIS IMPORTANTES DAS RELAÇÕES HUMANAS





As seis palavras mais importantes:
ADMITO QUE O ERRO FOI MEU.


As cinco palavras mais importantes:
VOCÊ FEZ UM BOM TRABALHO.


As quatro palavras mais importantes:
QUAL A SUA OPINIÃO?

          As três palavras mais importantes:
FAÇA O FAVOR.

As duas palavras mais importantes:
MUITO OBRIGADO.

A palavra mais importante:
NÓS.

A palavra menos importante:
EU.


Extraído

sábado, 17 de setembro de 2011

Nas Ciladas do Caminho



Paulo teve um contato frequente com os crentes de Corinto.E a igreja tinha sido infiltrada por falsos mestres que desafiavam tanto a integridade pessoal de Paulo quanto a sua autoridade apostólica.Acusavam Paulo de carnal 2 Co10:2; covarde 10:10; que não era um dos apóstolos originais, e por isso não podia ensinar 11:5.Mas Paulo defende a sua autoridade apostólica, apresentando um ministério de triunfo 2:12-17; de glória 3:1-18; e sinceridade 4:1-6; de aflição 4:7- 5:10;; de amor e temor 5: 11-15; de reconciliação 5:16-21.
Saulo que não conheceu Jesus, perseguia duramente os cristãos.E então, tem um encontro sobrenatural com Cristo e se converte ao evangelho ( 9:1-9; 22:3-16 e 26:4-18).
Deus o vocacionou especialmente para anunciar o Evangelho ao mundo gentílico.
Saulo passa a ser Paulo, com uma vida totalmente transformada, tornou-se um dos maiores líderes da igreja.
Paulo em sua caminhada passou por muitos sofrimentos, perseguições, humilhações, prisões, julgamentos, açoites, torturas... Será que você passaria tudo isso por amor a Deus e ao Evangelho?
Não importa a onde você está ou esteve um dia.
Para Deus nada há impossível.Ele o tira da maldição e te faz benção, o tira das trevas e te faz luz,o quebra e te faz de novo.
Paulo teve uma vida turbulenta em alguns momentos, mas nunca deixou a sua fé ser abalada ou desistiu do seu chamado.Todos temos um chamado.Deus não nos deu um nova oportunidade para ficarmos estacionados no tempo como vitimas dos sofrimentos, inertes aos obstáculos, carregados pelas muletas das desculpas para não seguir em frente.É com os sofrimentos e dificuldades que nos achegamos mais a Deus e nos tornamos dependentes da sua vontade.
 Em 2 Corintios 12, Paulo ora pedindo  ao Senhor que retirasse o espinho de sua carne, que estava o afligindo.E diz o Senhor ao teu servo:
"Minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza..." v 9a 
E Paulo, então aceita,e em obediência  entende a resposta de Deus
"...me gloriarei, ainda mais alegremente em minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo.
...sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias, por amor de Cristo.Porque, quando estou fraco, então, sou forte."
No fim da sua vida , já idoso, preso pela segunda vez, em uma masmorra com e cinco metros de largura, tendo um abertura no teto que era o único meio de entrada e saída, aguardava a sua condenação.
Sentia-se abandonado pelos homens, mas amparado por Deus.2 Tm 4:9-18
Pressentindo que estava próximo o tempo da sua partida, Paulo diz: "Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé.Agora está me reservada a coroa da justiça..." 2 Tm 4:6-9
Que todos nós quando chegada a última hora da existência neste mundo, possamos assim como Paulo declarar  "combati o bom combate".Olhar para trás e ver toda a trajetória percorrida, todos obstáculos vencidos e não ter se deixado levar pelas ciladas dos caminhos: os medos,as dores, os sofrimentos,os fracassos,as fraquezas,as tentações,as emoções...Guardados na FÉ, com a alegria e termos feito a diferença, nesta pátria peregrina, e receber na casa celestial, na glória de Deus a coroa eterna.


Simone Pires

sábado, 10 de setembro de 2011

Estarei Contigo


"Somente seja forte e corajoso, porque você conduzirá este povo para herdar a terra que prometi sob juramento..." Josué 1:1-9

Depois da morte de Moisés, Deus fala a Josué, dando- lhe uma tarefa de ser o novo líder do seu povo o animando e  encorajando.Missão nada fácil apesar e ter sido auxiliar de Moisés, convivido de perto,de um aprendizado de 40 anos, estar á frente de uma liderança é um responsabilidade muito grande, ainda mais, ser o sucessor de Moisés, um grande líder de Deus.
Deus não estava dando a Josué um fardo maior do que podia carregar.Ao mesmo tempo que Deus o encarregava de estar á frente de um povo , Deus se colocava  a frente de Josué para lhe dar coragem , bom ânimo e direção.
Nós muitas vezes passamos por esta situação, seja profissional ou pessoal, de recebermos responsabilidades que nos parece impossíveis de realizá-las.É dessa maneira que Deus age em nossas vidas, pois nos conhece no mais íntimo, sabe do que somo capazes, permitindo que coloquemos para fora todo conhecimento adquirido pela experiências e da vida e assim crescermos cada dia mais, como homens e mulheres segundo o teu coração.Ele é o nosso escultor, sabe se estamos prontos ou não.
Dificuldades, pressões, obstáculos com certeza teremos, pois, são degraus para crescermos com graça e sabedoria e conhecimento da verdade.
E ,assim, como Deus prometeu a Moisés, que, por mais difícil que fosse a trajetória, estaria co ele sempre, o encorajando, e o fortalecendo, e vem também nos dizer hoje: "não desanime, siga em frente, não pare, não tenha medo,ESTAREI SEMPRE CONTIGO, onde quer que  vá. 

" Deus não escolhe capacitados, Deus os capacita".

O próprio Jesus quando aparece aos seus seguidores na Galiléia, após a  sua ressurreição, deixa- nos uma ordem: "Ide e ensinai a todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo, ensinando- as guardar todas as coisas que vos tenho mandado; eis que estou convosco todos os dias até o fim dos tempos.Amém." Mateus 28:18-20

Se Deus está lhe dando uma tarefa, VÁ ...
"Sempre que os obstáculos IMPOSSÍVEIS lhe surgirem no caminho, você poderá alcançar o sucesso, se invocar ao Senhor e confiar inteiramente em sua Palavra." Josué 1:8

"Comece fazendo o que é necessário.
Depois, o que é possível, e, de repente, 
você estará fazendo o que é possível."


"Fazer ou não fazer algo só depende da nossa vontade e perseverança.”
Albert Einstein

Simone Pires


quinta-feira, 8 de setembro de 2011

O Maior Milagre

,
"O maior milagre é  transformação do coração"

Depois  muitos milagres realizados diante do povo, alguns dos fariseus, mestres da lei, "inimigos" de Jesus tiveram a coragem de dizer:" Mestre, queremos ver de tua parte algum sinal.Como se já não bastasse todas maravilhas que havia realizado, queriam ver mais.O mestre lhes deu uma resposta que não esperavam: "Uma geração má e adúltera pede um sinal; mas nenhum sinal lhe será dado, senão o do profeta Jonas.Porque assim como esteve Jonas três dias e três noites no ventre do grande  peixe, assim o Filho do Homem estará três dias e três noites no coração da terra."(Mateus 12:38-40).É lamentável,"como não há cego pior do que aquele que não quer ver", muitos viram os prodígios realizados pelo Mestre, mas continuaram com os corações endurecidos.Alguns se arrependeram de seus erros e seguiram Jesus, desfrutando de suas bençãos, enquanto outros permaneceram presos a incredulidade, preconceitos e cultura.Hoje não é diferente,que grupo estamos seguindo? Os milagres de Jesus curaram enfermidades físicas, mas  o seu maior interesse era curar também os corações de todas as pessoas.Por isso transformou o caráter de seus discípulos, mudou a vida de homens e mulheres da pior reputação. Transformou as vidas dos que o buscaram.Essa transformação profunda do coração  só pode se realizada em Cristo por meio do Espírito Santo ( João 3:4-8).O  maior milagre que Jesus faz em nossa vida é nos conceder um novo coração, e a salvação eterna como grande presente de Seu amor .

"Satanás destrói, mas Jesus reconstrói com seu amor"

O poder de Jesus pode mudar nossas vidas, torna confiável o enganador, honrado o ladrão, limpo o corrupto, bom o perverso, sóbrio o viciado, crente o incrédulo...Mas isso não é tudo, as suas maravilhas continua mudando histórias, transformando vidas, renovando corações.Deixe Jesus transformar a sua vida e verás as maravilhas jamais vista até hoje.


 Simone Pires

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Paralisados pelo medo



"Pois Deus não nos deu espírito de covardia, mas de poder, de amor e de equilíbrio." 2Timóteo 1:7


A coragem não é a ausência do medo, é agir apesar do medo existir.Muitas vezes nos vemos tomados pelo medo, este se apresenta de várias formas, poe ser provocado por vários motivos.E Deus sabendo que somos fracos e cedemos aos medos e nos afligimos por eles, coloca em sua Palavra o termo " Não Temas", 365 vezes.A cada dia do ano encontramos uma palavra de encorajamento para lutarmos contra os medos que vai de Gênesis a Apocalipse.Encontramos vários tipos de medos citados: de inimigos, de ficarmos só, e sermos muito fracos, de sermos incapazes, de ninguém nos escutar, de necessidades físicas, do futuro...Não podemos deixar que os medos tornem-se obstáculos em nossos caminhos, precisam ser enfrentados para que não se tornem a nossa maior fraqueza.Tem que ser superado com ajuda do Espírito Santo, como diz em Timóteo, Deus nos deu um espírito de ousadia e não de covardia.Aprender a lidar com os nossos medos para que não seja tão grande ao ponto de  nos paralisar, impedindo as bençãos de Deus e ficarmos espiritualmente prostrados.O medo não pode se tornar um gigante imbatível, temos que sermos maiores que os medos para não sermos escravizados, frustrados, descrentes, fugitivos, fracos...


Isaías 41:10 nos encoraja:"Não temas, porque eu sou contigo, não te assombres, porque eu sou Deus, eu te fortaleço e te ajudo, e te sustento com a destra da justiça."

Homens de Deus como Moisés, Daniel, Davi e muitos outros sentiram medo, mas não desistiram e seguir em frente, de cumprir os propósitos que Deus tinha pra nossas vidas.A diferença está em clamar e colocar a confiança e a fé  no Senhor.

"Em Deus posto a minha confiança; não temerei o que me possa fazer o homem." Salmos 56:11 

O medo é a falta de confiança em Deus.
Por isso na Palavra, Deus também nos pede que lancemos fora o medo:
 "No amor não há medo; ao contrário o perfeito amor expulsa, porque o medo supõe castigo.Aquele que tem medo não está aperfeiçoado no amor." 1João 4:18




segunda-feira, 5 de setembro de 2011

MULHERES ÚNICA


Como nosso Criador, Deus sabe que a única e verdadeira realização vem de cumprirmos o propósito para o qual fomos criadas. Descobrimos que a verdadeira resposta para as questões mais importantes da nossa vida é aquilo que Deus deseja nos dar. Ele disse na sua Palavra: Eu amo você com um amor eterno (Jeremias 31:3). Escolhi você desde antes da fundação do mundo (Efésios 1:4). Eu, o seu Criador todo-poderoso, sou o seu marido e você nunca será envergonhada nem abandonada (Isaías 54:5). Eu é que sei os pensamentos que tenho a seu respeito - pensamentos bons, para lhe dar o que realmente deseja. (Jeremias 29:11). Ao nos encher, esse amor saciará todos os nossos anseios, e brotará do nosso interior como rios de água viva (João 8:37-38). Então estaremos prontas para exercer o ministério para o qual Deus nos criou e equipou - o de sermos instrumentos do seu amor na vida das outras pessoas. Seremos mulheres sábias, fortes e bondosas; diligentes, mas não super-atarefadas; caprichosas, mas não perfeccionistas; vulneráveis às pessoas, mas não dependentes delas; femininas, em toda a beleza da feminilidade, segundo Deus a criou, dando glória a Deus através de quem somos. MULHERES ÚNICA...

Recebi essa mensagem do grupo de mulheres ùnica da 3ª igreja Batista de Marilia desse semestre, e estou postando para compartilhar com vocês.Abço, Deus Abençõe.


sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Esperar em Deus



Esperar em Deus não é uma atitude passiva, mas é algo muito ativo que implica muito trabalho.
Esperar em Deus exige que lutemos contra nossas idéias nossos arranjos, nossas saídas de emergência.
Esperar em Deus demanda que lutemos contra a ansiedade, contra os temores, contra a falta de fé e contra o impulso de nossa carne de querer ajudar Deus.
Esperar em Deus leva-nos a votar sempre os olhos para o Senhor, o invisível Soberano, a afasta-los de tudo que é visível, lógico e papável, essas coisas querem provar que é inútil esperar Deus agir.
Esperar em Deus não é cruzar os braços e esperar que as coisas simplesmente aconteçam, mas é dobrar os joelhos e orar para que Deus apresse o momento de cumprir a Sua vontade.
Esperar em Deus não é alienar-se de tudo o que ocorre e aceitar os fatos como se fossem uma fatalidade, mas é,mesmo chorando diante de sua presença, dizer-lhe que ama a sua vontade, ainda que não compreenda plenamente.
Esperar em Deus é desistir de qualquer ação ou pensamento, a não ser o de descansar em seus braços, confiante em seu amor e desígnios.
Espera... no Senhor, desde agora e para sempre"(Salmos 131:3)


Extraído do livro, Em tudo uma lição.


Senhor nos ensina a esperar sempre em ti, a deixar tudo em tuas mãos, e confiar, sem ansiedade  medos,e inseguranças.Dai- nos ó Pai  sabedoria para esperar o tempo do que precisa ser feito por ti e a fazermos o que nos cabe.

" Ò minha alma, espera somente em Deus, porque dele vem a minha esperança.Só Ele é a minha rocha e a minha salvação; é a minha defesa; não serei abalado.Em Deus está a minha salvação; é a minha glória; a rocha da minha fortaleza e meu refúgio estão em Deus.Confiai Nele, ó povo em todos os tempos; derramai perante Ele o vosso coração, Deus é o nosso refúgio...( Salmos 62)

Esperai, esperai, sempre no Senhor.
Se continuar andando com Deus e der os passos que sabem serem certos, vai chegar  a onde precisa ir.Pode parecer que está levando tempo demais, mas não desanime.Deixe que  Deus o sustente nesse tempo de espera e diga pra si mesmo:" descansar no Senhor e esperar nele" ( Sl 37:7)


Simone Pires